Páginas


domingo, 3 de março de 2013

Relato da primeira reunião

Para registro, segue aqui parte do relato de Daniel Trevisan, sobre a reunião do Grupo ocorrida no dia 26:





"O grupo irá abrigar pesquisas que estejam inseridas na temática sobre ditadura no Paraná. A ideia é que ocorram encontros mensais com a apresentação e discussão das pesquisas dos membros através do envio prévio de papers para o grupo. 


Outro ponto levantado foi que o grupo irá promover encontros e eventos sobre a ditadura civil-militar, bem como exposição de filmes e debates. Também se faz necessário um diálogo com as comissões criadas recentemente no estado do Paraná, como a Comissão da Verdade e Memória da UFPR, Comissão Estadual da Verdade, Comissão da Verdade da OAB Paraná e com a comissão que será criada pelo departamento de Comunicação da UFPR. 

Com relação ao blog criado recentemente (http://ditaduraufpr.blogspot.com.br/), a ideia é transformá-lo em um grande acervo documental e em um guia de fontes para pesquisadores. É preciso confirmar a disponibilidade de colocar no blog documentos provenientes do Arquivo Público do Paraná, como as pastas temáticas do DOPS/PR. Alguns jornais de circulação nacional durante o período possuem acervos digitalizados e também estarão no blog. Seria também interessante criar um acervo com os jornais estaduais.
Acredito que também é importante trazer mais pesquisadores e interessados para que o grupo ganhe cada vez mais força. 
A próxima reunião ocorrerá na sala do NUSP às 12:00h, no dia 12 de março, na qual os interessados irão apresentar suas propostas de pesquisas e também definir o calendário de encontros e atividades ao longo de 2013."

Nenhum comentário:

Postar um comentário